Ligada à política reversa, esta iniciativa
tem como objetivo o descarte ecologicamente correto de resíduos sólidos e o
aumento da reciclagem de materiais
Implementada em vários lugares do mundo, a
responsabilidade pós-consumo coloca a responsabilidade pelo descarte adequado
de produtos aos fabricantes ou importadores. Depois que o cliente fizer uso do
material a própria indústria fabricante assume o planejamento e os custos de
seu recolhimento.
Este tipo de ação está ligado ao conceito de
política reversa, na qual o objetivo principal é que materiais nocivos ao meio
ambiente não sejam encaminhados a locais sem o devido tratamento, servindo de
matéria-prima para reciclagens. Em diversos países esta prática já é lei, como
no Japão, onde produtos eletrônicos usados seguem para o centro de
reutilização, prevenindo o descarte no lixo comum.
Apesar de gerar custos operacionais elevados às
empresas, a responsabilidade pós-consumo libera o repasse destes custos para o
produto novo. Deste modo, o consumidor paga pelo material e pelo futuro
descarte adequado.
Os principais objetivos da iniciativa são: a
reciclagem, recuperação ou eliminação de materiais de maneira ecologicamente
correta; a sensibilização do consumidor, fazendo com que participe de políticas
voltadas para a seleção de resíduos sólidos e seu descarte de maneira
ambiental; o incentivo aos fabricantes, importadores e revendedores referente à
reciclagem.
A expansão da responsabilidade pós-consumo se deve
muito a dificuldade que governos de todo o mundo estão tendo em relação ao
gerenciamento de resíduos. As consequências do descarte incorreto levam a
vários problemas ambientais e urbanos, como a poluição hídrica e do solo, a
proliferação de vetores de doenças, além da emissão de gases tóxicos.
No Brasil a situação é muito desfavorável.
Diariamente são produzidos 240 mil toneladas de lixo, apesar de 45% dos
resíduos sólidos serem recicláveis, apenas 2% é destinado a instalações de
reutilização e reciclagem. (Fonte: Pensamento Verde)
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